top of page

Gentile Vieira lança clipe da música ‘A luz que vem de dentro’ neste sábado (26)

  • Foto do escritor: Redação Sol do Norte
    Redação Sol do Norte
  • 25 de fev. de 2022
  • 3 min de leitura

Violonista amazonense lança single que integra álbum autoral ‘Iluminus’. Projeto pretende movimentar a música instrumental na capital


ree

O músico amazonense Gentile Vieira lança, neste sábado (26), o clipe do single ‘A luz que vem de dentro’, uma das faixas integrantes do álbum autoral ‘Iluminus’. O projeto pretende difundir o gênero da música instrumental em Manaus. O clipe será lançado no canal do Youtube do artista, às 11h.


Com o propósito de incentivar a música instrumental, o violonista Gentile Vieira realizou pesquisas e se lançou em estudos sobre os benefícios do estilo. “Desejo difundir uma mensagem de conforto através da música instrumental, pois os benefícios do gênero são vários. É relaxante, traz uma sensação de paz, acolhimento e conforto. Esse é um momento em que tais sentimentos são fundamentais. Sinto imensa alegria de proporcionar ao público sensações únicas que só a música permite”.


Para o músico, o projeto Iluminus é um pontapé importante para artistas que estejam surgindo neste nicho musical.


“O incentivo a projetos relacionados à música instrumental é importante. Para que este potencial se transforme em um produto palpável, é necessário o desenvolvimento de ações, com vistas a execução de projetos deste estilo. A intenção do projeto Iluminus também é movimentar a música clássica instrumental na cidade de Manaus. Dar visibilidade às músicas que são produzidas na capital amazonense é fundamental. Como professor, acredito que serve de incentivo para estudantes de música, principalmente para aqueles que estão ingressando na área”, afirmou o artista.


O projeto Iluminus foi contemplado com o Prêmio Zezinho Corrêa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Uma live será realizada como contrapartida do prêmio.


Live ‘O melhor da MPB em casa novos tempos’


Além de trabalhar em suas músicas autorais, o artista participa como violonista do projeto ‘O Canto Brasileiro’ em parceria com a cantora e educadora Naialen Oli. A dupla apresenta uma releitura acústica e moderna de clássicos da MPB e do samba. O público poderá conferir o projeto, nesta sexta-feira (25), na live ‘O melhor da MPB em casa novos tempos’. “Na ocasião, vou apresentar um repertório cativante que promete agradar os apreciadores da música instrumental e popular. Vou também dar alguns spoiler sobre o clipe”, disse Gentile.




A live será transmitida no canal do YouTube do músico às 20h.


Carreira


Gentile Vieira é músico instrumentista, compositor, professor de música e produtor musical. Domina violão, cavaquinho, banjo, percussão e flauta doce. Atualmente está finalizando a graduação em música, mas começou sua formação em 2004 pelo Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro, onde se formou em violão clássico. O artista também é formado pelo Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Caua) em teoria e percepção do violão. De 2015 a 2017, integrou a Orquestra de Camerata de Violões, realizando apresentações em espaços culturais notáveis como o Teatro Amazonas e Palácio da Justiça.


Em 2020, lançou o EP bossa nova ‘entre violões’, com duas canções. Single ‘O sol, a lua e o mar’. e ‘Com Carinho’.


Crendo no papel de transformação social através da música, Gentile Vieira também é professor e se dedica desde 2017 ao projeto comunitário “Núcleo de Artes e Ofício Lar São Francisco de Assis”, onde dá aulas de violão. O projeto tem como foco a formação musical de crianças e adolescentes, inclusive possui álbum musical gravado que conta com a participação da criançada, disponível no canal do youtube de Gentile.


Com quase 4 mil inscritos em seu canal no Youtube, Gentile compartilha músicas autorais e dá dicas através de videoaulas.


Em 2006, fez parte do grupo de samba o poder da criação, onde tocava violão. Neste mesmo ano foi lançado o CD Pagodão em clima de ao vivo.


Texto e foto: Por ítala Lima

 
 
 

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.

© 2021 por Sol do Norte. 

bottom of page